Tecnologia do Blogger.
RSS

RE: >turmadopincel< Aula 3 de costura

Raquel, estou guardando tudo para depois aprender a costurar quando tiver uma maquina de costura, obrigada.

bjs

Katia


Date: Sat, 29 Oct 2011 20:46:00 -0300
Subject: >turmadopincel< Aula 3 de costura
From: crgc69@gmail.com
To: turmadopincel@googlegroups.com


Aula #3

Posted: 29 Oct 2011 04:57 AM PDT


E então meninas? Costuraram muito durante a semana? Espero que tenham feito muitos porta lenços de papel!
Hoje a aulinha teórica é mais simples e apenas vou tentar mostrar como funciona o sistema de tensão e pressão, ajudando a resolver os problemas mais simples que enfrentamos no dia a dia da costura. No final, ensino a fazer uma faixa para cabelos. Projeto que já postei aqui no blog, mas vou requentá-lo porque realmente é de simples execução.
Vamos lá?
Como já sabemos, a máquina avança a costura em razão de um sistema de pressão e avanço.


1. Pressão:
A pressão é exercida pelo pé calcador sobre o tecido, possibilitando que a agulha perfure o tecido. É a pressão que mantém unidas e esticadas as camadas de tecido para que estas avancem em um movimento uniforme e regular.




A pressão do pé calcador pode ser regulada conforme nossas necessidades. Conforme o tecido que estamos costurando, mais delicado, mais grosso, mais fino. E também conforme o ponto que estamos usando. Minha máquina indica no painel a pressão que devemos usar em cada ponto escolhido.




É preciso descobrir a pressão correta para cada trabalho. A regra geral é: tecidos mais leves,menor pressão; tecidos mais pesados, maior pressão.
A pressão excessiva causa alguns problemas bem comuns: o tecido franze no avesso, os pontos ficam irregulares ou o tecido pode ser "mastigado" nos dentes impelentes.
Já a pressão menor do que necessária dificulta o "controle" do tecido, produzindo uma costura torta na maioria das vezes. Como a falta de pressão dificulta o avanço do tecido, ele pode ser "mastigado" no buraco da caixa da bobina.


2. Avanço:
Já o avanço do tecido é realizado pelos dentes impelentes, que ficam logo acima da caixa da bobina (na maioria das máquinas). São estes dentes que "puxam" o tecido para trás, possibilitando que os pontos se formem uns atrás dos outros. O movimento dos dentes modifica-se conforme a variedade possível de comprimento dos pontos em cada máquina.


Em alguns casos eliminamos o movimento dos dentes impelentes, baixando-os quando a máquina assim o permite ou cobrindo-os com uma placa específica para este fim que é encaixada sobre eles. Isso ocorre quando fazemos quilt livre, apenas para citar um exemplo (assunto que será objeto de aula láaaa para frente).


Para compreender, vejam esta ilustração:




3. Tensão:


Na última aula eu já falei sobre a importância de passar corretamente a linha para que esta esteja submetida a tensão sempre uniforme, permitindo assim a regularidade dos pontos.
Além deste cuidado, devemos estar atento ao uso da tensão adequada a cada trabalho, que pode ser regulada no botão de controle de tensão:


Tensão baixa causa costura frouxa. Tensão em demasia causa o franzimento do tecidos.
Portanto, é preciso encontrar a correta regulagem da tensão da linha e ela se modifica conforme o ponto e os tecidos empregados.
As laçadas, ponto de entrecruzamento da linha superior e inferior, em regra deve ficar no centro das camadas de tecido. Se as laçadas aparecem na camada superior do tecido, a tensão da linha é demasiada. Se aparece na camada inferior, a tensão é inferior ao necessário.


4. Problemas


Bem compreendido o funcionamento da máquina, podemos dar conta dos problemas mais comuns que enfrentamos no dia a dia, bastando a correta regulagem de tensão, pressão e avanço. Se sua máquina não indica quais valores deve usar, é preciso aprender na marra, na base do acerto e erro... infelizmente. Lógico, sempre consultando o manual.


Eu acho quase impossível listar todos os problemas possíveis de acontecer no dia a dia, mas compreendendo o funcionamento de sua máquina, garanto que a vida fica mais fácil!


Sem esquecer que a velocidade que imprimimos é causa de muitos problemas, porque no começo é difícil demais costurar rápido. Não é verdade?


Tutorial Faixa de Cabelo:


Como disse antes, este tutorial já foi publicado aqui no blog (AQUI), mas ele é tão fácil, mas tão fácil que resolvi representá-lo a vocês.






1.  Corte uma faixa de tecido de 50x15 cm, pode ser mais estreita ou mais larga,como preferir. 




2. Centralize e alfinete uma fita, bordado inglês, sianinha ou quaquer outro enfeite que queira. Costure.
Dobre ao meio e junte as pontas pelo avesso. Costure.  Ainda no avesso, centralize a sianinha e a costura. Passe a ferro, vincando bem. Desvire e passe novamente, vincando as bordas. 





3. Vamos fazer o arremate do elástico. Vire para o avesso aproximadamente 1 cm de tecido. Passe, vincando muito bem. Corte um pedaço de aproximadamente 5cm de elástico largo e encaixe dentro da faixa. Costure. Faça o mesmo nas duas pontas.




 4.Para fazer o acabamento e para que a faixa encaixe perfeitamente na cabeça das meninas, vire as pontas centralizando-as na costura do avesso. Passe uma costura exatamente sobre a costura que segura o elástico, apenas para prender as pontas.

A faixa está pronta!!!





Esta foi enfeitada com flores em feltro, mas você pode fazer uma joaninha também:




Para fazer a joaninha cortei dois círculos do mesmo tamanho, um preto e um vermelho


Recorte o círculo vermelho como abaixo e sobreponha no círculo pretoenfeite com círculos pretos nas asas e faça os olhos com outros pequenos círculos em feltro 

Está pronta a joaninha!

****
Espero que tenham gostado! Ficaram em dúvida? Perguntem, por favor!
Na próxima semana, vamos começar a fazer patchwork, como usar a tábua de corte, a régua e o cortador circular e no fim o projeto de um bloco básico!


Beijos



You are subscribed to email updates from minha casa, meu mundo
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--


--
Nosso Picasa:http://picasaweb.google.com/turmadopincel
Moderadoras:
Rosana Mello,Dina Costa,Paula Cabral,Geruza Macêdo
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "turmadopincel" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
turmadopincel@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
turmadopincel+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/turmadopincel?hl=pt-BR?hl=pt-BR

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário