Curitiba (PR), 09/mai/2016 - (22:15:58 hs) Olá, pessoALL! Que Deus possa continuar fortalecendo-nos para as provas pelas quais passaremos neste dia. Você sabe o que significa o lenço dobrado sobre a mesa? P.S.: clicando no link abaixo você será direcionado ao meu blog pessoal, 100% seguro! Pode clicar sem medo de ser feliz!!! http://essa-vale-a-pena-ver.blogspot.com.br/2012/07/o-lenco-dobrado.html Se por ventura você receber a mensagem de que o blog foi removido, tente acessá-lo novamente DAQUI A 10 MINUTOS: como o blog é muito acessado, isso ocorre quando há excesso de visitas AO MESMO TEMPO... 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Os pais de agora aprenderam que, pelo modelo antigo, os adultos corriam o risco de ser tiranos e injustos com as crianças, e até mesmo de usar os filhos como saco de pancadas apenas para dar vazão às próprias frustrações. Acontece que muitos pais modernos se tornaram liberais em excesso. Não dizem "não" para nada. Preocupados em não frustrar os filhos, não percebem o quanto o prejudicam com essa atitude permissiva, pois liberdade excessiva produz adultos sem noção de limites e responsabilidades. Quem diz "sim" o tempo todo para não passar a imagem de autoritário está criando uma situação fantasiosa e perigosamente distante da vida real. As crianças precisam, sim, de limites, e essa é uma tarefa que abrange vários aspectos. Ensinar limites é, entre outras coisas: * Ensinar que, dentro de certos parâmetros de hierarquia, os direitos são iguais para todos; * Que existem outras pessoas no mundo; * Que muitas coisas podem ser feitas e outras não; * Ensinar a tolerar as pequenas frustrações e assim poder de forma adequada lidar com os problemas no futuro; * Ensinar que as ações tem conseqüências. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre aquela autoridade opressiva, da pancada "educativa" e a noção de liberdade sem limites que a sucedeu. O bater não ensina limites. Muito ao contrário, mostra, na maioria as vezes, um descontrole e falta de limites do outro, pois é, em geral, uma forma de escape de quem bate. É aquele momento do auge da irritação em que se sente vontade de descarregar a raiva batendo em quem lhe causa esse sentimento. O interessante é que, quando temos esse sentimento em relação a um chefe ou outro adulto, conseguimos nos conter e, quando o motivo da irritação é um filho, não se pensa duas vezes antes de aplicar-lhe umas palmadas. Com isso, não queremos dizer que a criança não deva ser castigada. Porém, é importante diferenciar castigos físicos de outros castigos. Como parte da educação, o castigo não deve ser aplicado como um forma de vingança ou desforra, mas sim como um meio eficaz de reforçar as diretrizes que os pais estabeleceram. É preciso mostrar que certos comportamentos não são aceitos ou o não cumprimento de tarefas têm uma conseqüência. Com esse intuito, deve ser aplicado sempre que necessário e não apenas quando as coisas já passaram dos limites. Quanto antes os pais agirem, mais facilmente os filhos aprenderão. Assim, o castigo deve ocorrer preferencialmente logo após o delito e deve estar relacionado à falta cometida. Quando as tentativas de diálogo se esgotam sem resultados, os pais não tem outro recurso a não ser fazer uso de um castigo. Educar demanda tempo, disponibilidade para o diálogo e a construção de uma relação mais justa entre pais e filhos. As crianças buscam e querem limites. Elas querem saber até onde ir, e é uma forma de demonstrar amor por elas colocando-lhes os limites, claros e coerentes. Educar não é tarefa fácil; é preciso paciência, insistência e persistência. A cada momento, os pais têm que reagir de um jeito. É preciso ser criativo na educação. Assim, há horas em que precisamos brincar e horas em que é preciso ser firme sem violência. Para maiores referências, consultar COMO FORMAR FILHOS VENCEDORES, página 57, autora Nancy Van Pelt, editora Casa Publicadora Brasileira...
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